top of page
Buscar
Foto do escritorAnny Ballet

3# Sugestão de Atividade Teórica

Atualizado: 13 de abr. de 2022

Nesse post vamos descobrir:


O que é um Ballet de Repertorio;

Quais são as estruturas coreográficas;

Pantomima e principais gestos;

Entre outros...



Vamos começar então?


O que é um Ballet de Repertório?


Esse tipo de apresentação, que vem do francês ballet d’action, é um tipo de espetáculo caracterizado por apresentar uma história completa dentro dele, narrada por meio da dança e dos gestos. A estrutura é bastante semelhante à de uma peça teatral, com cenas, atos e uma narrativa com começo, meio e fim. A diferença, porém, é que no Ballet nenhuma fala é proferida: tudo é dito com o corpo e expressões faciais.


Montados e encenados na glória artística do século XIX, os Ballets de repertório nasceram na corte francesa do rei Luís V, ainda no século XVIII. O coreógrafo Jean George Noverre é considerado o criador da modalidade, pois foi ele quem resolveu revolucionar os tradicionais espetáculos, retirando máscaras e perucas, eliminando as longas declamações de poesia e investindo na fluidez e precisão dos movimentos do corpo para contar uma história com apelo dramático.



O que são atos?


Ato é cada uma das partes principais em que se divide um Ballet. Da mesma maneira que um livro pode ser dividido em capítulos, uma peça e os Ballets podem ser divididos em atos. Trata-se de uma convenção cuja principal característica é a interrupção do espetáculo. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um bailarino.



Coreograficamente...


Os repertórios apresentam coreografias dos Corpos de Baile (grupo de bailarinos que dançam em conjunto nos bailados de uma companhia de dança); as variações dos solistas e dos primeiros bailarinos (que executam essencialmente os primeiros papéis no repertório) e os famosos GRAND PAS DE DEUX.


O que são as variações de Repertório?





Sempre veremos solistas em diversas partes da narrativa, ajudando a contar a história. Esses solos, sempre com a mesma base de passos e execuções (algumas vezes adaptados), se chamam variações de repertório. Podem ser destinadas aos personagens principais da narrativa, ou por outros personagens da história, dependendo do desenrolar do repertório (Ex: Fadas da Bela Adormecida possuem variações, porém não são personagens principais).


A estrutura de um Grand Pas de Deux




O grand pas de deux é um estruturado pas de deux que normalmente tem cinco partes, que consiste em uma entrada (introdução), um adagio, duas variações (um solo para cada bailarino), e uma coda (conclusão). É eficazmente um conjunto de danças que compartilham um tema comum, muitas vezes simbólico de uma história de amor ou a parceria inerente no amor, com os dançarinos retratando expressões de sentimentos afetuosos e pensamentos entre parceiros românticos.



Os Pas de Trois



Termo geralmente referindo-se a uma dança de Ballet entre três pessoas. Normalmente, um Pas de trois no Ballet composto por 6 peças: - O Entrée (o número de abertura para os 3 bailarinos, geralmente precedido por uma breve introdução) - Variação (ou solo) para a primeira bailarina - Variação para a segunda bailarina - Variação para a terceira bailarina ou bailarino - A Coda ( geralmente com música de um ritmo rápido) Os Pas de Quatre



Termo geralmente referindo-se a uma dança de Ballet entre quatro pessoas, literalmente traduzido como "passo para quatro". Pas de quatres aparecem em muitos Ballets, entre diferentes combinações de bailarinos do sexo feminino e masculino. e os Pas de Six





Termo geralmente referindo-se a uma dança de ballet entre seis pessoas, feita com três casais, três pas de deux em cena, mas também pode se apresentar em outros modelos, como 6 bailarinas dançando juntas.



O Corpo de Baile





Originalmente, o termo Corps de Ballet referia o corpo de bailarinos (Le Corps de Danseur) que faziam parte de uma companhia de bailado. Hoje em dia o termo é usado para denominar o grupo de bailarinos que dançam em conjunto nos bailados das coreografias de Ballet Clássico.




... UFA...



Quanta coisa, não é mesmo? Fiquem ligados, porque logo mais entraremos em contato com mais conteúdos sobre esse fantástico mundo do Ballet Clássico...


Enquanto isso, procure na internet quais histórias de ballet existem e quais são esses Ballets de Repertório!


Aproveite também, para acessar nosso canal do youtube e assistir cada uma das estruturas coreográficas citadas (variação de repertório, grand pas de deux, pas de trois, pas de quatre, pas de six e corpo de baile) na Playlist: Estruturas Coreográficas.





61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page